Como Montar Um Calendário de Postagens no Instagram de Modo Estratégico

Se você tem o seu próprio negócio e produz conteúdo no Instagram para vender pela internet, uma coisa é certa: você precisa aprender como montar um calendário de postagens no Instagram do jeito certo.

E com o jeito certo, quero dizer de modo estratégico. A grande maioria das pessoas faz um planejamento de calendário editorial para o Instagram baseado apenas nos formatos de conteúdo.

É aquele em que você faz assim:

Segunda você posta um Reels, na terça um carrossel, na quarta uma foto única, na quinta um IGTV e na sexta um carrossel novamente.

Meu caro e querido leitor, se você planeja seus conteúdos assim, você está ferrado.  Isso não é planejamento e muito menos estratégico.

Me acompanhe até o fim deste artigo que eu te mostrarei como fazer isso do jeito certo.

Esse é o Motivo Pelo Qual Você Produz Conteúdo Para o Instagram

Pare, pense e responda para si mesmo: por que eu crio conteúdo no meu perfil? Qual é o meu objetivo com isso?

Você pode até citar razões como a construção de autoridade, a conexão com a sua audiência e tantas outras coisas mais.

Isso de fato é muito importante, mas todas essas razões são apenas um meio para te ajudar a alcançar o objetivo principal: a venda.

A razão pela qual você cria conteúdo no Instagram é porque você quer vender.

E como chegar a isso? O que eu preciso saber para montar um calendário de postagens no Instagram do jeito certo?

Você precisa estar atento a duas coisas: níveis de consciência e objetivos de conteúdo

Vou te explicar sobre cada um deles agora e te mostrar como usá-los, na prática.

⭐Recomendo: Se você se sente travado na produção de Conteúdos Estratégicos, clique aqui e acabe com esse problema de uma vez por todas.

Níveis de Consciência

Os níveis de consciência nada mais são que as etapas pelas quais uma pessoa passa até comprar um produto ou contratar um serviço. Eles são divididos em 5:

como montar um calendário de postagens para o instagram usando níveis de consciência

1° Nível – Inconsciente: quando uma pessoa ainda não tem consciência de que tem um problema ou deseja alguma coisa específica;

2° Nível – Consiente do problema: quando ela se da conta de que tem um problema ou deseja alguma coisa específica.

3° Nível – Consciente da solução: quando, depois de analisar as opções, ela se decide por alguma solução especifica que resolva o seu problema.

4° Nível – Consciente do produto: quando ela tem consciência de que existe um produto ou serviço específico que resolve o seu problema

5° Nível – Consciente para comprar: quando depois de avaliar e analisar o produto ela decide que ele é o melhor e decide por comprá-lo.

Eu vou te dar um exemplo de como ele pode ser aplicado a uma situação real e depois usá-lo para montar o seu calendário de postagens no Instagram. Imagine o seguinte:

1.º Nível

Existe uma mulher que está acima do peso, no entanto, ela não vê problema nisso e isso não a incomoda. Logo, ela se encontra em um nível inconsciente.

2.º Nivel

Algum tempo depois ela começou a se sentir mal, indisposta e sem energia por conta do excesso de peso. Não se sentia mais bem com o próprio corpo e isso abalou a autoestima dela. Agora ela se deu conta de que tem um problema e que para resolver tudo isso ela precisa perder peso.

Logo, ela se encontra no 2.º nível de consciência.

3° Nível

Sabendo que precisa perder peso, essa mulher naturalmente irá começar a buscar por possíveis soluções e, neste caso, ela pode encontrar várias como fazer academia, consultar uma nutricionista, comprar um ebook que a ajude a começar uma reeducação alimentar e etc.

 

Depois de analisar as possibilidades, ela decide que comprar um ebook sobre reeducação alimentar é a forma mais simples para perder peso sem sair de casa ou pagar por consultas caras.

Agora ela se encontra no nível 3.

4° Nível

Navegando pelo feed do instagram, essa mulher vê um post meu falando como o meu ebook emagreça sem neura ajudou a várias mulheres a perder peso apenas com reeducação alimentar.

Nesse momento, ela conhece o meu produto especificamente e se encontra então no 4° nível de consciência (consciente do produto).

5° Nível

Depois de buscar informações sobre o meu ebook, ver depoimento de outras pessoas e tirar todas as suas dúvidas, ela decide que esse é o ebook que ela precisa. Ela chega então ao último nível de consciência.

Como Montar um Calendário de Postagens no Instagram Usando Níveis de Consciência

Lembra que o seu objetivo ao criar conteúdo é vender?

Pois bem, para que isso aconteça, o seu conteúdo deve ser pensado para fazer com que sua audiência passe por cada uma dessas etapas dos níveis de consciência. Caso contrário, você nunca irá vender.

E o segredo aqui é você criar conteúdo para cada um dos níveis de consciência no seu perfil.

A grande maioria das pessoas só faz publicações falando sobre o produto, mostrando o produto ou oferecendo o produto. Isso não vende.

Muitas vezes as pessoas que se tornaram seus seguidores, ainda não chegaram ao 5° nível de consciência, logo não estão prontas para comprar.

 

Por isso não vai adiantar você oferecer ou falar sobre o seu produto.

Exemplo:

Imagine que você vende um ebook sobre reeducação alimentar, mas a pessoa que está no seu perfil ainda está no segundo nível de consciência, ou seja, ela apenas sabe que quer emagrecer.

Ela ainda não sabe se comprar um ebook ou consultar uma nutricionista é a melhor alternativa para ela. Ela ainda está considerando as possibilidades.

Sendo assim, antes de criar um post falando sobre seu ebook e como ele é maravilhoso, você precisa primeiro mostrar pra ela os motivos pelos quais comprar um ebook é a melhor forma de solucionar esse problema.

Só depois que ela entender isso, é que você a conscientiza de que o seu ebook em específico é o melhor para ela.

Essa é a primeira coisa que você precisa entender para montar um calendário de postagens no instagram.

Quando for planejar o seu conteúdo, pense em temas e assuntos para todas os níveis de consciência.

Varie sempre, pois você não tem controle do nível de consciência que os seus possíveis seguidores estarão quando chegarem ao seu perfil.

Se você estiver trabalhando todos os níveis no seu perfil, todas as pessoas que chegarem a ele poderão evoluir até o momento da compra através dos seus conteúdos.

Agora vamos tratar sobre o segundo ponto que você deve dar atenção ao montar o seu calendário de postagens do instagram.

Recomendo: Aprenda na prática a criar conteúdos estratégicos que vendem passo a passo

Objetivo de Cada Post no seu Calendário de Postagens

Como já falamos, o seu objetivo final é vender. Contudo, quando falamos de instagram, que é uma rede social, precisamos criar relacionamento e gerar conexão com as pessoas para vender.

E por essa razão, ao montar um calendário de postagens no instagram, devemos levar em consideração também os tipos de conteúdo.

Os seus conteúdos podem ser divididos basicamente em 5 tipos:

  • Autoridade: aquele conteúdo em que você educa ensinando alguma coisa do seu nicho;
  • Conexao/Inspiração: usado gerar conexão e identificação dos seus seguidores com você;
  • Posicionamento: aquele em que você se posiciona firmemente sobre um assunto específico do seu nicho;
  • Entretenimento: conteúdo leve e divertido relacionado ao seu nicho
  • Venda: aquele que você fala do seu produto ou serviço

Muitos criadores de conteúdo cometem o erro de criar apenas conteúdos autoridade. Apenas o conteúdo técnico em que você ensina algo.

Mas como eu disse, você precisa gerar conexão com as pessoas e atrair para o seu perfil as pessoas certas que irão comprar de você.

Se você apenas aposta no conteúdo técnico é bem provável que acabe atraindo apenas o seus concorrentes e pela minha experiência isso não costuma funcionar bem.

Ok, Rafha, mas como eu faço do jeito certo então? Varie os objetivos.

Conteúdos de conexão/Inspiração

Histórias conectam e você já deve ter ouvido isso. É por essa razão que compartilhar suas histórias, dificuldades e suas vulnerabilidades pode conectar tanto com as pessoas que te seguem.

Os seus seguidores sem dúvida passam por situações que você passou um dia ou passa até hoje.

Eu no começo do meu negócio tinha uma enorme dificuldade para gravar vídeos. Um dia resolvi contar sobre isso em um post  e lá expus todos os obstáculos que tive que enfrentar e como me senti frustrada em determinados momentos.

Advinha? Choveu de comentários de pessoas dizendo que estavam passando exatamente por isso. Meus seguidores se identificaram e dessa forma ficaram mais próximos a mim.

Por isso compartilhe. Contar histórias é a melhor forma de conectar.

Conteúdos de posicionamento

São aqueles conteúdos em que você expõe as bandeiras que você defende. Isso também gera conexão e identificação.

Com esse tipo de conteúdo, você irá afastar pessoas com valores e posicionamentos diferentes do seus. Mas, por outro lado, irá atrair uma galera de compartilha o mesmo posicionamento e que estará super engajada com você.

Eu por exemplo sempre defendi que ser um afiliado não é uma forma de ganhar dinheiro fácil ,como muitos pregam por aí, e que pra ter sucesso você precisa se dedicar de verdade ou é melhor nem começar.

Esse é um tipo de posicionamento e você também precisa de conteúdos desse tipo. Não fique em cima do muro.

Conteúdos de entretenimento

Esse é bem simples. São os memes do seu nicho, as situações engraçadas que geram identificação do seu público e tudo mais.

Vou confessar que você não é obrigado a criar esse tipo de conteúdo. Isso vai depender bastante do teu nicho, do teu público e de como você se posiciona em relação a isso.

Contudo, são conteúdos bem topo de funil e bastante compartilhaveis e por isso podem te ajudar crescer mais rápido na rede social.

Já o conteúdo de vendas, você já sabe. É aquele em que você faz ofertas mais diretas do seu produto. Sem Segredos.

Para crescer, engajar e vender no instagram é isso que você precisa levar em consideração: os níveis de consciência e os tipos de conteúdo.

Formatos de Conteúdo Para Montar um Calendário de Postagens no instagram

No ínicio deste artigo, te falei que planejar um conteúdo apenas em cima e formatos não é a melhor maneira de ter resultados no instagram. Contudo, eles também precisam ser levados em consideração.

Na hora de planejar seus conteúdos pense em diversificar. Não use apenas um tipo apenas de formato como só o carrossel ou só o reels e etc.

Isso vai te ajudar a identificar que tipo de formato seu seguidores mais gostam e o que funciona melhor pra você.

Resumindo:

Para montar o seu calendário de postagens do instagram, defina para que nível de consciência seu conteúdo será criado, o objetivo do conteúdo e o formato dele.

Calaendário de postagens instagram

Desse modo, você terá uma visão geral do seu calendário e de como o seu conteúdo estará sendo organizado.

Aplique isso e observe como seu perfil irá melhorar bastante.

Agora deixa aqui teu comentário e me responde: você já tinha alguma noção do que falei aqui?

5 Comentários

  1. Avatar

    Seu conteúdo me ajudou demais. Tinha uma noção bem rasa desses conceitos que você apresentou, mas sem dúvida, melhorei muito depois de ler o seu texto.

    Responder
  2. Avatar

    Seu conteúdo me ajudou demais. Tinha uma noção bem rasa desses conceitos que você apresentou, mas sem dúvida, melhorei muito depois de ler o seu texto.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *