Como Criar Uma Linha Editorial de Conteúdo: Estratégia Completa

Se você quer aprender como criar uma linha editorial de conteúdo, chegou ao lugar certo. Já que chegou até aqui, você provavelmente já produz conteúdo aqui na internet, mas quer fazer isso do jeito certo.

Pois bem, vem comigo e fica até o final deste artigo porque eu vou te mostrar que criar uma linha editorial não é nenhum bicho de 7 cabeças.

Vou te explicar o que você precisa saber sobre este assunto para que comece a construir sua linha editorial imediatamente.

O que é Uma Linha Editorial de Conteúdo?

De forma simples, criar uma linha editorial nada mais é que definir os assuntos sobre os quais você vai trabalhar no seu conteúdo.

Como criar uma linha editorial

Assuntos que serão os responsáveis por atrair o público certo e qualificado que irá comprar de você. Esses assuntos serão os seus pilares de conteúdo.

Contudo, antes de começar a definir que assuntos são esses, você precisa saber quem é a sua persona.

Ela precisa estar bem definida porque é a partir dela que você irá construir a sua linha editorial. Se você ainda não tem uma persona definida leia o artigo abaixo:

★ Recomendado: Como Definir Uma Persona Para o seu Negócio de Forma Simples

Para você entender isso com a maior clareza possível, eu vou te dar um exemplo.

Exemplo de Como Criar uma Linha Editorial

Imagine que eu tenha um curso completo de SEO para posicionar artigos no Google e queira vendê-lo.

O problema é que não dá pra sair oferecendo esse produto a qualquer pessoa. Eu preciso saber quem é a pessoa que irá se interessar pelo meu produto.

E como exemplo eu trouxe a seguinte persona:

Ana possui um blog onde produz conteúdo para atrair pessoas na internet e conseguir vender seus produtos. Porém, ela tem se sentido muito frustrada ultimamente por que mesmo produzindo conteúdos incríveis ela não tem conseguido posicioná-los no Google.

Por esse motivo, o blog possui pouquíssimas visitas mensais e não traz o retorno financeiro que ela gostaria.

Com isso, ela se sente meio perdida, pois não sabe como mudar essa situação.

Olhando para essa descrição da minha persona, concorda comigo que ela poderia comprar o meu curso de SEO já que isso a ajudaria a resolver o problema de falta de visitas no blog?

Pois, bem! Agora que sei quem é a minha persona eu posso começar a pensar nos possíveis assuntos de conteúdo que podem ser de interesse dela.

Posso pensar sobre quais assuntos eu posso falar para atraí-la até mim.

Bom, conforme a descrição que fiz, eu acredito que alguns dos possíveis pilares de conteúdos que posso trabalhar para atrair essa persona são:

Pilares de conteúdo:

SEO:  essa seria uma das linhas mais importantes para minha persona, pois entendendo como o SEO funciona e como ela pode aplicá-lo na prática, a falta de tráfego será um problema resolvido.

Estratégias de vendas: Se a Ana usa o blog para vender, eu posso ter uma linha editorial sobre vendas no blog. Aqui posso falar sobre meios e estratégias para fazer com que essas vendas aconteçam.

Pinterest: o pinterest pode ser uma ótima fonte de tráfego para o blog da minha persona, logo, falar sobre o assunto e mostrar como ela pode usar a ferramenta pode ser uma ótima linha editorial para ela.

Produção de conteúdo: se a minha persona trabalha com blog ela vai precisar criar conteúdo para posicionar no Google e atrair o tráfego que ela precisa. Sendo assim, falar sobre criação de conteúdo, organização e planejamento é importante para minha persona.

Esses pilares de conteúdo é o que compõem a sua linha editorial. Esses são os assuntos sobre os quais você pode falar para atrair a persona certa para o seu produto.

É dessa forma que você irá criar uma linha editorial.

É claro que o exemplo de persona que eu trouxe acima é bem superficial e eu o usei apenas para facilitar o seu entendimento. Porém, você fará isso de forma mais detalhada e aprofundada.

Desse modo, você poderá criar linhas editoriais bem assertivas para ela.

Então só para resumir, definir uma linha editorial, nada mais é que mapear quais são os universos de assuntos de interesse da sua persona.

Assim, na hora de criar seus conteúdos, você não irá fugir dessas linhas e arriscar criar conteúdos sem sentido para a sua persona.

Este é apenas um exemplo. Como eu disse, as suas linhas editoriais são baseadas nas necessidades e interesses da persona que você escolheu.

Linhas Editoriais Para Diferentes Mídias

As suas linhas editoriais podem mudar um pouco dependendo de que mídia você está utilizando.

linha Editorial para cada mídia

Os exemplos de linhas editoriais que citei acima podem facilmente ser trabalhados em mídias como o YouTube, o blog e até mesmo o Instagram.

Contudo, eu poderia incluir no Instagram uma linha editorial de lifestyle também.

Já que esta é uma rede social, porque não aproveitar para mostrar um pouco do meu dia a dia e dos meus bastidores para as pessoas que me seguem?

Isso até me ajudaria a construir uma conexão maior com as pessoas que me acompanham.

O fato é que você pode retirar ou incluir linhas editoriais dependendo da mídia que você está utilizando, pois, cada mídia tem as suas particularidades.

Quantas Linhas Editoriais Criar?

Olha, para falar bem a verdade, não existe nenhuma regra. Contudo, quanto mais linhas você tiver, mais difícil será para administrá-las.

Quando fizer o mapeamento da sua persona e descobrir quais são as dores e desejos dela, dê uma analisada e priorize aqueles que você acha mais importante e valem mais a pena ser trabalhados.

A partir dessas dores e desejos você começará a definir suas linhas editoriais com o objetivo de ajudar.

E apesar de não haver uma regra, eu particularmente acredito que 5 linhas editoriais é o ideal para você trabalhar, mas, para saber o que funciona melhor pra você, faça testes.

Com que frequência Trabalhar Cada Linha Editorial?

Aqui também não há uma regra. A frequência com que você vai trabalhar cada linha depende do seu objetivo em determinado momento.

Se você, por exemplo, está planejando fazer uma grande oferta do seu curso de SEO no próximo mês, talvez seja interessante trabalhar um pouco mais a sua linha editorial de SEO.

Dessa forma, os seus seguidores ficam mais conscientes da importância disso e mais prontos para comprar no momento da sua oferta.

Nada aqui é engessado e você pode trabalhar conforme a sua necessidade.

Perfeito?

E se você quiser aprender como criar conteúdos aqui na internet de forma rápida e eficiente ganhando tempo na sua produção de conteúdo, eu recomendo que clique no link abaixo e conheça o método conteúdo apaixonante.

Este é o método que utilizo hoje para planejar, crescer e vender com os meus conteúdos na internet.

Aposto que você não vai se arrepender.

Espero mesmo ter te ajudado a entender como criar linhas editoriais. Qualquer dúvida é só comentar.

Forte abraço e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *