Funil de Vendas Para Afiliados: O Que é e Como Usá-lo Para Vender 5X Mais

Neste artigo, eu vou te explicar o que é um funil de vendas para afiliados, como funciona e como você pode usá-lo para se destacar da grande maioria.

Infelizmente, grande parte dos afiliados que buscam trabalhar com a internet sequer tem consciência de que isso existe e parte dos que sabem o que significa, não sabem como aplica-lo ao próprio negócio para gerar mais vendas, mais leads e crescer no próprio nicho.

Mas não se preocupe. Aqui você vai aprender tudo isso para que possa começar a aplicar o mais rápido possível.

Entender como funciona o funil de vendas irá te trazer muito mais clareza para aplicar qualquer estratégia vendas como afiliado. Seja para vender no tráfego pago ou no tráfego orgânico com a produção de conteúdo.

Então vamos começar pelo básico explicando o que é um funil de vendas para afiliados.

O Que é Um Funil de Vendas Para Afiliados?

De forma bem simples, um funil de vendas para afiliados nada mais é que uma estratégia focada em atrair pessoas e conduzi-las pelo processo de compra.

Você pode aplicar esta estratégia em absolutamente todos os pilares que você usa para vender como afiliado.

Você pode usar o funil de vendas no seu canal do youtube na hora de produzir conteúdo, no seu blog, no seu perfil do instagram e na sua lista de e-mail.

Com um funil de vendas bem estruturado, você consegue conduzir seus visitantes durante todo o processo de compra e muitas vezes vender no piloto automático como afiliado.

Para que você possa entender melhor como funciona o funil de vendas e como aplicá-lo ao seu negócio, vou te explicar sobre as etapas deste funil.

Quais São as Etapas de Um Funil de Vendas Para Afiliados?

Um funil de vendas é composto por 3 etapas, sendo elas o topo, o meio e fundo do funil, assim como na imagem abaixo.

Etapas do funil de vendas

Topo do Funil de Vendas

No topo do funil estão as pessoas que ainda não conhecem você, não conhecem o seu negócio ou os produtos que você promove. Aqui, estas pessoas já sabem que têm um problema e estão pesquisando na internet para entender mais sobre ele.

O principal objetivo aqui é atrair essas pessoas e transformá-las em seus leads.

Meio do Funil de Vendas

No meio do funil estão as pessoas que já te conhecem e que já se tornaram seus leads.  Além disso, elas já não estão mais buscando entender o problema, agora elas já estão começando a buscar as soluções para resolver o problema que têm.

O objetivo aqui é nutrir esses leads, qualificá-los e educá-los para que possam partir para o fundo do funil.

Fundo do Funil de Vendas

Já no fundo do funil estão as pessoas que já sabem do problema que têm, já sabem qual é a solução do problema e sabem que produto resolve este problema. Os leads dessa etapa do funil são leads bem qualificados e preparados para fazer a compra.

Dentro de cada uma das etapas do funil de vendas, podemos encaixar os níveis de consciência que nada mais são que o níveis de conhecimento que uma pessoa tem sobre seus problemas, sobre as soluções desses problemas e até mesmo do produto que resolve o seu problema.

Calma que vou explicar com mais detalhes, vamos lá rsrs.

Níveis de ConsciênciaFunil de vendas para afiiados

Existem 5 níveis de consciência:

  • Inconsciente
  • Consciente do problema
  • Consciente da solução
  • Consciente do produto
  • Consciente para a compra

Para que você entenda com clareza vou te dar um exemplo com uma pequena história. Imagine que você não saiba falar  alemão.

Em um primeiro momento, isso pode não incomodar ou ser um problema pra você, afinal de contas, se você não tem porque saber falar essa língua você não precisa aprender certo? Então neste momento, você se encontra no primeiro nível: Inconsciente.

É o nível que você nem sabe que tem um problema ou que o fato de não falar alemão possa ser um problema pra você.

Porém, digamos que surgiu pra você a oportunidade de passar 1 ano na Alemanha para fazer um curso que você queria muito. Neste momento, você se dá conta que não sabe falar alemão e que isso vai dificultar muito sua adaptação por lá.

Você acabou de passar para um novo nível de consciência: o reconhecimento do problema. Agora você sabe que o fato de não saber falar alemão é um problema.

A partir disso, você começa a pesquisar formas de solucionar esse problema, você está mapeando as possíveis soluções. De todas as maneiras que você encontrou de resolver esse problema, você decidiu que fazer um curso online de alemão é a melhor forma de resolver.

Neste momento, você passou a ter consciência da solução que é o curso online de alemão.

Porém você ainda não sabe qual é o melhor curso para você fazer. Existem muitas opções e você está avaliando qual deles é o melhor. Depois de muito pesquisar, você decidiu que o curso fale alemão da Rafhaella Martini é o melhor de todos para você.

Neste momento você passou a ter consciência do produto que melhor vai solucionar o seu problema.

E por fim, você faz mais algumas pesquisas sobre o produto, vê depoimentos de outras pessoas e se convence de que é hora de comprar. Então você chegou ao nível consciente para comprar.

Essa é a jornada do cliente até a compra. Como você pode ver na imagem que coloquei mais acima, esses níveis de consciência estão encaixados nas etapas do funil de vendas.

Quando alguém está inconsciente ou consciente do problema, esta pessoa se encontra no topo do funil.

Quando ela começa a buscar soluções para o problema ela parte para o meio do funil. E por fim, quando começa a fazer buscas por um determinado produto ela se encontra no fundo do funil.

Agora vamos entender como aplicar isso no seu negócio como afiliado.

Como Alinhar a Sua Produção de Conteúdo ao Funil de Vendas Para Afiliados

COMO CRIAR FUNIL DE VENDAS COMO AFILIADO

A maioria dos afiliados iniciam seus negócios na internet através do tráfego orgânico, em que a base é e sempre será a produção de conteúdo.

Então como alinhar os seus conteúdos ao funil de vendas para conseguir ter melhores resultados em vendas na internet? Vamos entender isso.

Imagine agora um outro exemplo.  Vamos nos colocar no lugar de uma pessoa que está querendo ganhar dinheiro na internet.

Pense no funil de vendas. Como você acha que alguém que está no nível consciente do problema, ou seja, que se encontra no topo do funil, pesquisaria no Google sobre o este assunto?

É bem provável essas pessoas façam as seguintes pesquisas:

  • Como ganhar dinheiro na internet
  • Formas de ganhar dinheiro na internet
  • O que fazer para conseguir uma renda extra no fim do mês
  • ETC.

Consegue perceber como estas pesquisas tem um sentido bem genérico e bem amplo? Bom, estas pessoas estão ainda no topo do funil. Se você quiser atrair essas pessoas, você precisa criar conteúdos respondendo a estas pesquisas topo de funil.

Assim você pode aproveitar para transformá-las em leads oferecendo uma isca digital para que possa continuar se relacionando com elas e conduzindo-as para as outras etapas do funil.

OK. Digamos que uma das formas que ela descobriu para ganhar dinheiro na internet seja o mercado de afiliados. Agora ela já descobriu uma possível solução para o problema dela e vai começar a fazer pesquisas específicas sobre esse tema.

Agora ela se encontra no meio do funil. Sabendo disso, que pesquisas você acha que essa pessoa faria nesta fase?

Ela pode estar pesquisando por:

  • O que é um afiliado
  • Como um afiliado ganha dinheiro
  • Como começar a vender como afiliado
  • Formas de vender como afiliado
  • Como fazer a primeira venda como afiliado
  • Cursos para afiliados
  • Melhores cursos para aprender a trabalhar como afiliado
  • ETC.

Então ela descobre por meio do seu conteúdo que a melhor forma de ganhar dinheiro como afiliado é construindo uma estrutura de negócio online e que a melhor forma de fazer isso é seguindo um método passo a passo.

Você apresenta o produto que irá solucionar o problema. Desse modo, esta pessoa passa agora a estar consciente do produto e nesse momento ela passa para o fundo do funil.

Com mais algumas pesquisas sobre o produto ela pode se convencer que é hora de comprar e obviamente você estará lá criando conteúdo para quebrar as possíveis objeções.

Conteúdos como:

  • Será que o produto X funciona
  • Depoimentos do produto X
  • ETC.

Dessa forma, você consegue fazer o lead caminhar por todas as etapas do seu funil de vendas para afiliados através do seu conteúdo.

Resumindo:

O funil de vendas para afiliados é composto por 3 etapas: topo, meio e fundo. Em cada uma das etapas estão encaixados os níveis de consciência do cliente.

Para que você obtenha os melhores resultados, seja em vendas, captação de leads ou até mesmo o crescimento do seu negócio, você precisa trabalhar todas essas etapas do funil.

Se você é um produtor de conteúdo, adapte o seu conteúdo para cada uma das etapas e níveis de consciência para alcançar seu objetivo. Tudo bem?

Se tiver ficado alguma dúvida é só deixar aqui nos comentários. Agora me fala: você já estava aplicando certinho esta estratégia no seu negócio como afiliado?

Comenta aqui que eu quero saber rsrs.

Forte abraço pra você e até a próxima!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *